Avançar para o conteúdo principal

Vocação ou dinheiro?



Vocação ou dinheiro?

O que nos motiva no trabalho?
O que é que é mais importante na escolha de um curso, profissão ou emprego?


Escolha: Dinheiro..., status, segurança profissional
Em tempos de crise, a taxa de  empregabilidade de um curso pesa muito na escolha do mesmo, e consequentemente no desempenho dessa profissão.
Precisamos de dinheiro para viver, para manter ou aumentar a nossa qualidade de vida, para sustentar a nossa família, para cuidar do nosso bem estar e saúde.
Quando ficamos desempregados, pobres, doentes, dependentes, que consequências essa situação terá na nossa vida?


Escolha: Vocação..., paixão, realização profissional
Em tempos de prosperidade, os sonhos, as nossas paixões, a nossa felicidade torna-se preponderante na escolha de um curso que nos proporcione esses elementos, e consequentemente na construção da nossa carreira.
Precisamos de colocar paixão, significado nas nossas escolhas para nos sentirmos vivos, para transcendermos a nossa vida mortal. Precisamos de usar os nossos talentos para tornar a vida mais bela, para sermos únicos e especiais na vida, para melhorarmos a vida dos outros, para deixarmos um legado na vida.
Quando não seguimos a nossa vocação, não usamos os nossos talentos ou dons, que consequências essa situação terá na nossa vida?


Perante a adversidade, as contrariedades da vida, somos testados em termos da nossa resiliência, aceitação, resistência à frustração, determinação, persistência.
Nestas alturas, o que será mais importante nas nossas vidas: vocação ou dinheiro?
Se tivesse no seu leito da morte, preferia ter trabalhado por dinheiro ou por vocação?
Preferia ter trabalhado com foco no presente, no imediato, na cultura fast food (dinheiro) ou com foco no futuro, na transcendência, na cultura espiritualidade (vocação)?


Autoria: Sandra Mendes





Comentários

Mensagens populares deste blogue

1. Orientação Light

A Orientação Light é adequada para jovens e adultos que pretendem ter um aconselhamento muito rápido ou obter uma segunda opinião. Por exemplo, o orientando está a ter Orientação na sua escola e querer confirmar o parecer obtido nesse estabelecimento. Após inscrição neste serviço, a pessoa interessada realiza o teste de interesses profissionais (7 áreas profissionais), disponível gratuitamente neste blog. Após a realização do teste, brevemente recebe os resultados do teste por email. Para mais informações, contate-nos: Sandra Mendes nizin11@gmail.com

II - Aconselhamento de Carreira

O Aconselhamento de Carreira tem como objetivo principal proporcionar uma ajuda especializada na construção e na implementação de planos de carreira, nomeadamente: - Informação escolar e profissional (divulgação de fontes de divulgação das ofertas de formação e emprego, programas nacionais e comunitários, etc.); - Técnicas de Procura de Emprego (elaboração de CV, preparação para Entrevistas, etc.);  - Marketing Pessoal/ Marca Pessoal (criação de uma proposta de valor profissional para o mercado de trabalho, etc.);  - Empreendedorismo (apoio na criação do modelo de negócio, programas de apoio ao empreendedorismo).  Aconselhamento de Carreira - 1h por cada sessão

2. Orientação Basic

A Orientação Basic é adequada para pessoas que pretendem ter um breve aconselhamento profissional ou obter uma segunda opinião.  Por exemplo, o estudante está a ter Orientação na sua escola e pretende confirmar esse parecer obtido nesse estabelecimento.  Este serviço contempla os seguintes momentos:  - Briefing;  - Realização de um teste de Interesses Profissionais;  - Entrevista de orientação e entrega do relatório psicológico. Este serviço realiza-se no próprio dia e tem a duração máxima de 2 horas. Para mais informações, contate-nos: Sandra Mendes nizin11@gmail.com